PMA prende traficante com 107 aves silvestres
Policiais Militares Ambientais de Batayporã, em fiscalização no município de Anaurilândia prenderam traficante com 107 aves silvestres prontas para serem transportadas para fora do Estado, para alimentar o tráfico de animais silvestres.
O acusado, que reside em São Paulo (SP) foi preso numa pousada localizada a cerca de 12 km da cidade de Anaurilândia (MS). Segundo ele, o destino das aves seria SP.
Das 107 aves, somente 20 não eram filhotes. Foram apreendidos 35 filhotes de papagaio, 38 filhotes de tucanos, 13 filhotes de pássaros-pretos, 01 filhote de arara-canindé e 20 coleiras-do-brejo adultos. Pela primeira vez, a PMA apreende tantos filhotes de tucanos no Estado retirados para o tráfico. O tráfico comum na região é de filhotes de papagaios.
Os policiais militares ambientais da região de Batayporã, Bataguassu, Três Lagoas, Porto Primavera, que cobrem a região de Novo Horizonte, Ivinhema, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Brasilândia, região de onde têm saído todos os anos os animais para o tráfico, em especial, para São Paulo, desde setembro (período reprodutivo da maioria das aves) estão diuturnamente monitorando o movimento dos traficantes. Em princípio para evitar que as aves sejam retiradas e, para reprimir prendendo os elementos quando não é possível evitar a retirada dos bichos.
As aves, juntamente com o traficante foram encaminhados à delegacia de polícia civil de Anaurilândia, onde o acusado foi indiciado. A pena para este crime é de 06 meses a 01 ano de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 53.500,00.
Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS, em Campo Grande.
PF de Naviraí prende dois homens com 580 kg de maconha em carro roubado
Equipe de policiais federais de Naviraí prendeu dois homens na manhã de sexta-feira, que guardavam 580 kg de maconha dentro de um veículo roubado na zona rural de Dourados/MS.
Os policiais averiguavam denúncia anônima sobre tráfico quando se depararam com movimentação suspeita em sítio localizado no distrito de Indápolis, município de Dourados. Ao averiguarem um veículo Toyota Corolla cinza, com placas da cidade de Trindade/GO, os 580 kg foram encontrados embalados em “tabletes” e distribuídos no interior do veículo, que teve os bancos retirados para que coubesse a droga. Mais tarde, verificou-se que o veículo fora roubado.
E. M. A., de 43 anos, morador do sítio, e R. J. S. S., de 18 anos, morador da cidade de Coronel Sapucaia, receberam voz de prisão pelos crimes de tráfico e receptação e foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Dourados para lavratura do flagrante.
Mulher é presa com 581 kg de maconha após furar bloqueio
Uma mulher de 34 anos foi presa pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) às 21h de ontem (18) depois de furar um bloqueio na rodovia MS-289, em Amambai.
De acordo com o Campo Grande News, ela estava em uma caminhonete S-10 de placas CGH-4748, de Marília (SP), quando foi abordada por policiais durante os trabalhos da Operação Sentinela.
Ao invés de obedecer à ordem de parada, ela furou o bloqueio e tentou escapar, mas foi alcançada pelos policiais.
Durante vistoria no carro, foram encontrados 581 kg de maconha que estavam na carroceria do veículo, divididos em tabletes.
Ao ser questionada sobre a droga, ela informou que carregou a caminhonete em um posto de combustíveis de Capitan Bado, no Paraguai, e deixaria nas proximidades de um posto em Juti.
A motorista, cujo nome não foi divulgado, contou que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte da droga, mas não detalhou quanto. Ela foi presa e encaminhada com o entorpecente à delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã.
Polícia faz varredura contra tráfico de drogas em Caarapó
Uma operação desencadeada pelas polícias Civil e Militar está promovendo uma verdadeira varredura contra o tráfico de drogas na cidade de Caarapó. A operação, que começou às 6h deste sábado, envolve várias forças policiais, entre elas o SIG, Força Tática, Serviço Reservado e Defron de Dourados, além da Polícia Militar e Polícia Civil de Caarapó.
No total, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça a pedido do delegado Benjamin Lax, que conduziu as investigações. Todos os pontos de vendas de drogas vinham sendo monitorados por policiais do Serviço Reservado e SIG de Caarapó.
Várias pessoas foram presas, além da apreensão de armas e drogas. (Com informações de Sidnei Lemos - Bronka)
Guarda prepara atividades educativas em pontos estratégicos
O secretário municipal de Governo, Maurício Rasslan, se reuniu nesta sexta-feira com o comandante da Guarda Municipal, major PM Thonny Zerlotti, com o subcomandante Divaldo Machado e com o diretor de operações da Guarda, Jonecir Ferreira, para discutir ações educativas de trânsito em Dourados. De acordo com o secretário, a necessidade de conscientizar a população surgiu após receber algumas denúncias relacionadas ao tema, que foram repassadas para a Guarda.
O comandante explicou que serão desenvolvidas três atividades com a população em prol da qualidade de vida do douradense. Por meio de blitze educativas, a Guarda Municipal pretende alertar os motoristas sobre o estacionamento indevido de veículos nas calçadas da cidade para organizar o trânsito.
“Esse é um trabalho que estamos fazendo junto com o Departamento de Trânsito do município. Vamos também focar uma das atividades na Praça Antônio João. Dessa forma, quando o local for entregue à população, nós acreditamos que os motoristas não vão mais utilizar o calçadão para deixar os veículos”, explicou Zerlotti.
Além da praça e de ruas específicas da cidade, principalmente na área central, as blitze educativas também devem ocorrer durante a feira livre da Rua Cuiabá, onde haverá fiscalização e orientação à população que utiliza bicicletas, motos e carros dentro da feira.
“Nosso objetivo é proporcionar segurança para os frequentadores da feira. Nós solicitamos a colaboração da sociedade douradense para organizar a cidade. Só vamos conseguir controlar a situação se tivermos a conscientização e participação de todos”, acrescentou o comandante.
Segundo os representantes da Guarda Municipal, a interação entre a instituição e a comunidade é muito importante e deve ser feita por meio desses processos educativos e instrutivos visando o bem comum e a qualidade de vida da população. Zerlotti explicou que as atividades já serão desenvolvidas a partir deste sábado e devem perdurar até que o problema seja resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário