GOSPEL JOVENS

quinta-feira, 28 de julho de 2011








quinta, 28/julho/2011 08:07:00

Homem assalta comerciante e abandona a mulher em bar

A Polícia Civil registra mais dois assaltos em Dourados. Uma das vítimas, Tiago Gomes, de 23 anos, morador no Jardim Água Boa, foi assaltado ontem, às 21h40, por um homem desconhecido supostamente armado que levou a mão à cintura e tomou dois telefones celulares.
Na manhã de ontem, por volta das 10h, casal consumiu cachaça num bar na Rua Filomeno João Pires, Parque das Nações I, atacou e roubou o comerciante Moisés Silva Borges, de 59 anos. Ele foi assaltado pelo homem que fugiu levando R$ 350 e, ainda, deixou a mulher para trás. A comparsa apelou ao dono do estabelecimento. Pediu dinheiro emprestado para pagar um mototaxi (R$ 5) a fim de ir atrás do companheiro e devolver o dinheiro. Até agora ela não voltou.
Tiago e Moisés registraram queixas na Delegacia da Polícia Civil de Dourados. (Com informações de S.Bronka)







quinta, 28/julho/2011 14:34:00

Passageiro de 20 anos é preso com cocaína nas pernas

 
Passageiro amarrou cocaína nas pernas
Passageiro de 20 anos foi preso ontem com cocaína atada às pernas. O flagrante aconteceu por volta das 16h30, durante bloqueio policial na rodovia BR-463, na região de Ponta Porã (MS). O rapaz estava num ônibus que saiu de Bela Vista (MS) com destino a São Paulo (SP).
Segundo o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) L.D.A.B., de 20 anos, morador na cidade de Ponta Porã, carregava dois invólucros de cocaína, que depois de pesados totalizaram 400 gramas.
Conforme o DOF, o passageiro comprou a droga na cidade de Pedro Juan Caballero/Paraguai e levaria até Londrina (PR), onde seria comercializada. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com a droga à Delegacia de Polícia Federal da cidade de Ponta Porã.











quinta, 28/julho/2011 18:05:00

Operação pára 700 veículos em 5h

Valéria Araújo

Arrastão da Polícia Militar parou o centro de Dourados na manhã de ontem. Em menos de 5 horas, 700 veículos foram abordados. Ao todo, nove motocicletas foram apreendidas e 35 autos de infração registrados. Todo o efetivo da PM, incluindo servidores administrativos, foram mobilizados para a Operação. Mais de 20 PMs estavam envolvidos na ação que contou com reforço da Guarda Municipal na manhã de ontem. Todos os trabalhos fazem parte da Operação Paloma Branca, deflagrada no último dia 21 com o objetivo de combater a criminalidade.
De acordo com o sargento Júlio César Teles Arguelho, que acompanhava os trabalhos da PM ontem, o foco da opera-ção este ano são as armas e motocicletas. Isto, porque segundo ele, recente pesquisa, mostrou que no Brasil 60% dos roubos são cometidos por pessoas que utilizam o veículo para o crime.
Das 8h às 13h a PM fechou o cerco em quatro pontos de Dourados, no trecho entre a avenida Marcelino Pires e Rua João cândido Câmara; Rua Monte Alegre (em frente ao ginásio municipal), Rua José Roberto Teixeira (em frente ao Ceper) e na Rua Hayel Bon Faker, na área central. De acordo com Arguelho, estes pontos são de maior fluxo de veículos. A operação, que deve ser realizada até o final do ano vai intensificar as blitze em outros pontos esporádicos da cidade. Polícia Rodoviária Estadual e Federal também dão suporte a operação da PM.
O reforço maior acontece com a aproximação do final de semana. No último deles foram apreendidas duas armas de fogo. Uma delas, um revólver calibre 38, estava em posse de um adolescente de 16 anos. A outra arma estava com um rapaz com um mandado de prisão em aberto por quebra do regime semi-aberto. Outro mandado de prisão foi cumprido, também por quebra de regime semi-aberto, e duas bicicletas furtadas foram recuperadas. Ainda no último final de semana, a operação apreendeu 8 veículos cujos condutores estariam envolvidos em crimes ambientais, manobras perigosas e problemas na documentação de veículos. Na data foram realizados 20 autos de infração de trânsito.
A Operação Paloma Blanca terá continuidade nos próximos finais de semana, com blitz, arrastões, barreiras e satura-ção, sendo que serão ainda fiscalizados pela Operação, os alvarás de Lei Seca e as infrações que ocorrem principalmente nas imediações dos postos de combustíveis e conveniências de Dourados.
De acordo com o comandante da PM de Dourados, tenente Coronel Ary Carlos Barbosa, foi verificada uma redução nos índices de atendimentos e ocorrências via 190 durante toda a operação, gerando uma sensação maior de segurança a toda comunidade douradense.
“O saldo da operação foi muito positivo, visto que conseguimos diminuir os índices principalmente de roubos na ci-dade, sendo registrados oficialmente via sistema SIGO apenas três ocorrências, sendo que dessas, duas com a prisão dos autores. A continuidade das operações é prioridade para o comando da PM em Dourados, bem como a ação preventiva na área central e periférica”, disse o comandante.





quinta, 28/julho/2011 18:06:00

Dourados não está preparada para incêndios

 
Bombeiros de Dourados reforçam fiscalizações e alertam para riscos de incêndio. Foto: Hédio Fazan

Valéria Araújo

A maior parte dos prédios de Dourados não está preparada para o combate ao incêndio. A constatação é do Corpo de Bombeiros, que mostra números alarmantes. No segundo maior município do Estado, cerca de 80% das empresas, edifícios e prédios multifamiliares não possuem certificado dos Bombeiros. O documento é emitido pela corporação somente para estabelecimentos em acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 9077, que regulamenta ações preventivas contra incêndios. Estas medidas são obrigatórias.
De acordo com os Bombeiros, o problema não se restringe a estabelecimentos particulares. Uma vistoria no início do ano, solicitada pela prefeitura de Dourados, mostrou que cerca de 50% dos prédios ligados a Secretaria de Saúde e Edu-cação estavam irregulares. De acordo com o tenente Donizete Figueiredo Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, foram realizados levantamentos sobre a deficiência encontrada e solicitado projetos para a implantação de ações preventivas. “A prefeitura se comprometeu a regularizar os estabelecimentos e estas providências já devem estar sendo tomadas”, explicou.
Segundo ele, de modo geral, a maior parte das irregularidades encontradas nos prédios em Dourados estão nos extin-tores. O problema é que vários deles, segundo os Bombeiros não foram adquiridos ou recarregados em empresas creden-ciadas. Na cidade, há apenas três lojas autorizadas a fornecer o produto. São elas: Extincêndio, Dourafogo e Extinchama. O tenente alerta que os riscos são muitos para quem obtém um extintor de forma imprópria. O mais grave é a ineficácia do produto, num momento em que poderia salvar vidas. Outro problema é a falta de certificação. Sem ela, o sindico, empresário ou responsável, não dispõem de estudos sobre o imóvel em relação ao número suficiente de extintores, esca-das alternativas, alarme, corrimão, parapeito, setas indicando rotas alternativas, treinamento de evacuação do prédio, entre outras normas de prevenção.
Quando constatada a irregularidade, um prazo de 30 dias para apresentação de projeto é estipulado. O prazo poderá ser prorrogado em casos que exigem avaliação técnica de especialistas como engenheiros. No caso de reincidência, o infrator pode responder na justiça.
Os Bombeiros alertam que apenas residências estão fora da fiscalização. Por isto, restaurantes, lojas, postos de com-bustível, clínicas, hospitais e locais de famílias múltiplas, como kitinetes e edifícios devem solicitar a vistoria dos Bom-beiros. Segundo ele, poucas empresas solicitam treinamento de evacuação do prédio, por exemplo. “Isto faz com que, num eventual incêndio, o pânico das pessoas em deixar o prédio pode acabar sendo motivo de desastres”, alerta.
Ele explica que atualmente 70% dos edifícios já possuem escada protegida, que leva para fora os condôminos, mas re-força que é necessário que os prédios mais antigos disponibilizem o recurso o quanto antes para garantir a segurança no local.
O douradosagora apurou ainda que em casos onde não há a rota alternativa, o socorro em Dourados é mais difícil que na Capital. Isto porque não há auto escada mecânica. O equipamento serve como auxílio dos bombeiros para se chegar em locais altos. O tenente explica que nestes casos, os Bombeiros utilizam como estratégia a evacuação do prédio e de-mais modalidades de salvamento pelo interior da área. Já, no caso de simulação de incêndio, os moradores demostraram desconhecimento sobre como agir em caso de ouvirem o alarme.
AÇÕES
Enquanto falta interesse de síndicos e empresários em se regularizar, o Corpo de Bombeiros reforça os trabalhos de conscientização. Segundo dados estatísticos somente nos últimos meses, mais de 100 fiscalizações foram realizadas em Dourados, em pontos de revenda de gás. Nestes locais há orientação de como manter os botijões de 45 quilos fora de perigo. No caso dos extintores, os bombeiros alertam para a data de validade, pressão, empresa credenciada, selo do Inmetro, lacre, altura entre outros. Outros 531 laudos de exigência foram realizados de janeiro a junho deste ano, mas até agora apenas 345 cumpriram as determinações.
No início deste mês o Corpo de Bombeiros realizou mutirão na área central de Dourados. Cerca de 70% das empresas foram vistoriadas. O objetivo foi levar informação sobre a importância de se prevenir incêndios. A programação faz parte da Semana Nacional de prevenção contra incêndio e pânico.
EXTINTOR
Em casos de incêndio o pessoa deve aproximar-se cuidadosamente do foco, retirar o pino de segurança, rompendo o lacre do extintor, direcionar o jato para a base das chamas, acionar o gatilho e ao final, assegurar-se que não houve rei-gnição. Em casos de urgência ligue: 193. O elevador jamais deve ser utilizado em caso de incêndio, porque pode parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Sexo Cristão - Portal Sobre Namoro Evangelico, Casamento, Relacionamento, Sexo e Sexualidade, Estudos Biblicos, Amor


Pesquisar